sábado, novembro 21, 2009

Outono


Em uma Tarde de Outono
.
.
Outono. Em frente ao mar. Escancaro as janelas
Sobre o jardim calado, e as águas miro, absorto.
Outono... Rodopiando, as folhas amarelas
Rolam, caem. Viuvez, velhice, desconforto...
.
Por que, belo navio, ao clarão das estrelas,
Visitaste este mar inabitado e morto,
Se logo, ao vir do vento, abriste ao vento as velas,
Se logo, ao vir da luz, abandonaste o porto?
.
A água cantou. Rodeava, aos beijos, os teus flancos
A espuma, desmanchada em riso e flocos brancos...
Mas chegaste com a noite, e fugiste com o sol!
.
E eu olho o céu deserto, e vejo o oceano triste,
E contemplo o lugar por onde te sumiste,
Banhado no clarão nascente do arrebol...
.
.
Olavo Bilac, in "Poesias"

terça-feira, novembro 17, 2009

No tempo em que os animais falavam...

O



Numa época de cio, um carneiro aproxima-se de uma ovelha, começa a andar à volta dela até que pára, olha para ela e diz-lhe:
- Tu tens pouca lã....
A ovelha olha para ele de lado e pergunta-lhe:
- Olha lá; tu vieste aqui para foder ou para fazer tricot?

domingo, novembro 15, 2009

Historial dos Papas Bento's


Zé Ratzinger, hoje nomeado Papa dos Católicos, escolheu para si o cognome Bento XVI. Vejamos, brevemente, quem foram os outros 15 (fonte: Wikipedia):


Bento I (579-575) A única coisa que se sabe deste é que ofereceu um terreno em Spoleto a um amigo Abade.


Bento II (684-685) O Santo Patrono da Europa. Conseguiu do Imperador um decreto que permitia abolir ou atribuir poderes imperiais, que tanto jeito deu ao Vaticano nos séculos que se seguiram.


Bento III (855-858) De acordo com a mitologia Vaticanesca, teria sido o sucessor da Papisa "Joana" (de quem se diz que entrou em trabalho de parto ao ser aclamada pelas ruas de Roma), e tudo teria feito para apagar o nome e os feitos da tal senhora.Andou às turras com outro candidato a Papa, Anastásio, que era o favorito do Imperador Luís II. Tomou o partido de Constantinopla (que segundo o seu actual sucessor não fica na Europa).


Bento VI (900-903) Era filho de Mammalus, um nativo de Roma. Reordenou o cadáver do Papa Formoso, que tinha sido desenterrado, julgado e mutilado pelo Papa Estêvão VIII. Envolveu-se na política Europeia coroando imperador Luís o Cego e excomungando Balduíno II.


Bento V (964) Este, coitado, foi Papa apenas por um mês. O Imperador Otto não gostou da escolha, e o bom do Bento salvou a pele fugindo à socapa de Roma em 23 Junho de 964.


Bento VI (972-974) Deste o Imperador Otto gostava. O problema é que quando o Imperador morreu, a população de Roma indignada exigiu uma atitude e o bom do Bentinho acabou estrangulado por Crescentius, filho da conhecida devassa Teodora, mãe da amante do Papa Sérgio III e avó do Papa João IX. Teodora foi descrita por Leodebrando, bispo de Cremona, como "uma puta sem vergonha que governava como um homem sobre os cidadãos de Roma".


Bento VII (c.974-983) Mal ocupou a cadeira de S. Pedro, este Bento tratou logo de excomungar o seu rival, o Antipapa Bonifácio VII. Promoveu as ordens monásticas e colocou um pouco de ordem nas coisas, ao proibir que se levasse dinheiro a troco de milagres, que ao que parece era prática comum entre os Santos da época.


Bento VIII (1012-1024) Andou à cabeçada com o Antipapa Gregório, sendo obrigado a fugir de Roma, sendo depois reinstalado com o apoio de Henrique II da Alemanha. Como recompensa Bento coroou Henrique Imperador em 1014.Enquanto estas coisas se passavam os Sarracenos e Normandos iam tomando conta da Europa.


Bento IX (1032-1045) Filho de Alberico III, e sobrinho dos Papas João XIX e Bento VIII. O pai ofereceu-lhe o Papado, como quem oferece um apartamento em Cascais, quando Bento tinha apenas 11 ou 12 anos (ou segundo outras fontes, cerca de 18). Embora nos assuntos religiosos fosse absolutamente conservador, este Bento ficou conhecido pela alta vida de putice que levava no Vaticano. Andou ao soco com o Papa Silvestre III, seu rival. Acabou por vender o Papado ao Padre João Grácio, seu padrinho, por 650 quilos de ouro. Não tardou, no entanto, que o traiçoeiro Bento se arrependesse da venda, juntando então um exército para atacar Roma e recuperar o Papado. Bento acabou sendo acusado de vender milagres e excomungado, sendo a excomunhão levantada depois por Leão IX.


Bento X (1058-1059) Foi fraudulentamente eleito sob os desígnios do Conde de Tusculum. Um grupo de cardeais que ousou protestar contra o roubo eleitoral teve de fugir de Roma para salvar a pele. Andou à porrada com o seu rival, Nicolau II. Depois de muita guerra e destruição Bento foi forçado a renunciar ao papado, e mais tarde internado no hospício de Stº Agnese, onde morreu prisioneiro. A mais importante contribuição deste Papa ao Catolicismo foi ter levado Nicolau II a redefinir as leis eleitorais para Papas.


Bento XI (1303-1304) Excomungou a torto e a direito todos aqueles que se tinham oposto ao seu antecessor, Bonifácio VIII, até morrer envenenado 8 meses depois.


Bento XII (1334-1342) Um adepto da caça às bruxas, dedicou uma parte da sua vida a exterminar os Cátaros, tendo acabado com o último cerca de 1326. Enquanto Papa não foi assim tão mau, tendo estabelecido várias pazes entre o Vaticano e outros Estados e sectores da Igreja Católica. Costumava passar muito do seu tempo em intermináveis debates teológicos sobre, entre outras coisas, se a Virgem Maria tinha ou não o Pecado Original (segundo Bento, não tinha). Combateu a devassidão que grassava entre as ordens monásticas (o Monte S. Michel, por exemplo, era uma espécie de bordel gay) e construiu o palácio dos Papas em Avinhão, que tanto jeito veio a dar depois.


Bento XIII (1394-1417) - Antipapa - Um dos locatários do tal palácio de Avinhão. Foi a escolha dos cardeais Franceses contra a dos Italianos, o Papa Bonifácio IX. Passou a maior parte do seu "papado" preso no seu castelo de Penyiscola.


Bento XIV (1425-1430) - Antipapa - Outro dos papas de Avinhão. Reinou em segredo, sendo por isso conhecido pelo "Papa escondido". Antes tinha sido sacristão de Rodez. Foi feito prisioneiro em Foix em 1433, voltando a reinar mais tarde a partir da prisão.


Bento XIII (1724-1730)Era tão supersticioso que começou por se chamar Bento XIV, para fugir ao número 13. Lutou contra o estilo de vida decadente do clero Italiano e dos cardeais (sem muito sucesso, provavelmente).


Bento XIV (1740-1758) Este Bento foi talvez um dos mais activos Papas de sempre. Nascido nobre Bolonhês, a eleição que o nomeou durou 6 meses. Por fim Bento disse aos cardeais - "Se querem um santo, elejam o Gotti; se querem um homem honesto, elejam-me a mim". Estabeleceu a paz e boas relações com os vários Reinos da Europa, defendeu os Nativos Norte Americanos que ao tempo estavam a ser exterminados pelos colonos Ingleses (os Americanos de hoje) e denunciou o costume Jesuita de misturar os ritos Católicos com os nativos, debatendo-se também pela adopção de palavras endémicas de cada região na tradução dos textos Católicos, mesmo correndo o risco de perder uma boa parte dos conversos, o que de facto aconteceu. Foi também quem iniciou a Biblioteca do Vaticano.


Bento XV (1914-1922) Foi o Papa da Grande Guerra, tomando a sábia posição de neutralidade nesse conflito, que chamava "o suicídio da Europa". Tentou muitas iniciativas para a paz, infelizmente sem grande sucesso, pois devido à sua postura pacifista era visto com desconfiança por ambas as partes. Foi um Papa reconciliador, tendo estabelecido o primeiro colégio Copta no Vaticano e tentado uma aproximação às várias correntes anti-clericais em voga na altura, por exemplo agraciando o governo Francês com a santidade de Joana de Arc.


Bento XVI (2005-...) Antigo elemento da Juventude Hitleriana e soldado Nazi, fez carreira no Vaticano como chefe da Inquisição, actualmente com o nome de "Congregação para a Doutrina da Fé". Alcunhado de "Rottweiler do Senhor" devido às suas posições conservadoras e inflexíveis, o mais recente dos Bentos defende a excomunhão dos divorciados e homossexuais, a abolição do preservativo e absoluta condenação do aborto, e denunciou as Igrejas Cristãs não-Católicas como "deficientes", alem de outros comentários pouco dignificantes sobre o Islão, o Budismo e outras Religiões. Opõe-se terminantemente à adesão à UE da Turquia, que considera uma séria ameaça ao legado cultural Católico da Europa (Cruzadas, Inquisição, e toda a história de joguinhos de poder alternando com putice da pior no Vaticano).Mas se esquecermos tudo isto, o Bento até é bem capaz de se revelar um conversador bem interessante, especialmente na área da Teologia.

sábado, novembro 07, 2009

Novidades!

Recebi hoje uma maravilhosa notícia que me deixou MUIIIIITO feliz.

domingo, outubro 25, 2009

Lembrei-me agora...


...que tenho de ir ao dentista.

segunda-feira, outubro 05, 2009

República


Comemora-se hoje o 99º aniversário da implantação da República Portuguesa.

terça-feira, setembro 29, 2009

Submarino ao fundo...


DCIAP investiga escritórios de advogados
.
Escritórios de advogados estão a ser alvo de buscas por suspeitas de corrupção. Em causa está o processo de aquisição de dois submarinos comprados pelo Estado português. Na altura, o ministro da Defesa era Paulo Portas.
.
NOTA:
Já houve quem dissesse que este País não tem dimensão para se roubar tanto....era (e parece que continua a ser) a tal questão da dimensão.

segunda-feira, setembro 28, 2009

Rescaldo Eleitoral


Após a estrondosa derrota de ontem, é muito difícil reconhecer, hoje, o PS arrogante, prepotente e autoritário que existia antes das eleições.

Efeméride


Faz hoje 35 anos (foi a 28-9-1974) que a denominada Maioria Silenciosa, que apoiava o então Presidente da República General Spínola, e que era por este apoiada, fez uma tentativa de golpe de estado.
Porém o povo de Lisboa, saiu para a rua na madrugada de 27 para 28 de Setembro, e levantou barricadas em todas as estradas de acesso a Lisboa, impedindo desta forma que a prevista concentração reaccionária se realizasse e servisse de cobertura ao golpe militar que estava em preparação.
Ao romper da manhã, forças militares afectas ao MFA, vieram reforçar e apoiar os civis que se encontravam nas barricadas.
Nessas barricadas foi apreendido muito armamento que estava a ser transportado em viaturas particulares.
E assim, desta forma, foi travada a 1ª tentativa de golpe militar contra a jovem democracia portuguesa.

sábado, setembro 26, 2009

Dia de Reflexão


Como é possivel que ainda tantos milhares de portugueses continuem a votar em quem tem dado cabo deste País ao longo destes últimos 30 anos?

quinta-feira, setembro 24, 2009

Um verdadeiro AMIGO

Uma lição para muitos humanos.

terça-feira, setembro 22, 2009

Outono


Começa hoje, oficialmente, a estação dos tons castanhos e amarelos das folhas que das árvores caem para atapetar os caminhos e que abrem a porta à chegada do desagradável inverno de ramos despidos.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Eleições Legislativas



No próximo Domingo, dia 27, não esqueça que tem:
.
- 15 Organizações paridárias onde pode votar (não são só duas como há quem queira fazer crer)
.
Não esqueça que para além das organizações partidárias:
.
- Pode votar em branco
- Pode votar nulo
- Pode abster-se

domingo, setembro 20, 2009

Dança Erótica

Após um curto interregno, que melhor forma de regressar do que esta....erótica?

Este video contém cenas eventualmente chocantes. Ela.........é uma autêntica gata!!!


quinta-feira, setembro 10, 2009

Xutos & Pontapés

Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um passou - bem

Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar
Despedir
E ainda se ficam a rir

Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter
Uma vida bem melhor

Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir
Encontrar
Mais força para lutar...


(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer

É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir

Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar
A enganar
o povo que acreditou

Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar...

(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a foder

Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão

terça-feira, agosto 25, 2009

Lisboa...o fado e a Amália

Belas imagens desta minha bela Cidade.

sábado, agosto 15, 2009

Biliquê

Agildo e Jô Soares

Cecilia Meireles


A arte de ser feliz
.
.
Houve um tempo em que minha janela
se abria sobre uma cidade que parecia
ser feita de giz. Perto da janela havia um
pequeno jardim quase seco.
Era uma época de estiagem,
de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre
com um balde e, em silêncio, ia atirando
com a mão umas gotas de água sobre
as plantas. Não era uma rega: era uma espécie
de aspersão ritual, para que o
jardim não morresse. E eu olhava para
as plantas, para o homem, para as gotas
de água que caíam de seus dedos
magros e meu coração ficava
completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o
jasmineiro em flor. Outras vezes
encontro nuvens espessas. Avisto
crianças que vão para a escola. Pardais
que pulam pelo muro. Gatos que abrem
e fecham os olhos, sonhando com
pardais. Borboletas brancas, duas
a duas, como reflectidas no espelho do ar.
Marimbondos que sempre me parecem
personagens de Lope de Vega. Às
vezes um galo canta. Às vezes um
avião passa. Tudo está certo, no seu
lugar, cumprindo o seu destino. E eu me
sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas
felicidades certas, que estão diante de
cada janela, uns dizem que essas coisas
não existem, outros que só existem diante
das minhas janelas, e outros,
finalmente, que é preciso aprender a
olhar, para poder vê-las assim.

POESIA - Ary dos Santos


Original é o poeta
que se origina a si mesmo
que numa sílaba é seta
noutro pasmo ou cataclismo
o que se atira ao poema
como se fosse um abismo
e faz um filho ás palavras
na cama do romantismo.
Original é o poeta
capaz de escrever um sismo.
.
Original é o poeta
de origem clara e comum
que sendo de toda a parte
não é de lugar algum.
O que gera a própria arte
na força de ser só
um por todos a quem a sorte faz
devorar um jejum.
Original é o poeta
que de todos for só um.
.
Original é o poeta
expulso do paraíso
por saber compreender
o que é o choro e o riso;
aquele que desce á rua
bebe copos quebra nozes
e ferra em quem tem juízo
versos brancos e ferozes.
Original é o poeta
que é gato de sete vozes.
.
Original é o poeta
que chega ao despudor
de escrever todos os dias
como se fizesse amor.
Esse que despe a poesia
como se fosse uma mulher
e nela emprenha a alegria
de ser um homem qualquer.
.

Afinal, é apenas uma questão de...dimensão!!!




quarta-feira, agosto 12, 2009

Natal


Dentro de 1 mês (exactamente um mês) estarei a ver, ao vivo e a cores, esta linda cidade do nordeste do Brasil.
Estava muito longe de algum dia na minha vida o poder fazer...de poder satisfazer o meu antigo desejo de conhecer alguma coisa deste país.
Porém, alguém achou que eu merecia esta dádiva.
A esse alguém, o meu eterno e reconhecido agradecimento.

terça-feira, agosto 11, 2009

Nós, portugueses, somos assim...



PGR admite investigar casos de pessoas que não cumprem medidas de controlo.

.
A ministra da Saúde alertou ontem para o facto de existirem pessoas com “comportamentos anti-sociais” e perigosos face à propagação da Gripe A e garante ter identificado indivíduos que se recusam a cumprir as medidas de controlo do vírus, recusando, por exemplo, a colocação de máscara nas unidades de saúde.
.
Ana Jorge apontou um exemplo concreto: a mãe de uma criança infectada terá afirmado que, " já que contagiaram a sua filha", iria contagiar outras crianças indo às urgências do hospital.

.

.

Comentário pessoal a esta notícia:

É por esta, e por outras semelhantes, que eu tenho vergonha de ser português.



segunda-feira, agosto 10, 2009

Loiça Regional das Caldas da Rainha

Para bem da economia nacional, prefira os produtos portugueses...

O que é Nacional é bom...

domingo, agosto 09, 2009

Bom Domingo


A todos os visitantes deste blog os desejos de um excelente Domingo.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Nada de confusões...


...não se confundam.
Eu, não sou dourado.

quarta-feira, agosto 05, 2009

Viagem...



VIAGEM...
.
A maré está em maré baixa.
Para onde foi a água salgada
E o sal que me temperou?
.
Meu barco sulca pelas águas que ficam...
Porque ficam as águas que não partem?
Quando partem as águas que ficam?
.
A maré está calma...
As águas parecem quedar:
O barco desliza e faz ondas,
Nas águas calmas e mansas,
Sopra uma ligeira briza
E o barco desliza...
.
Outro barco passa...
Já passou!
Por tempestades
Por dias de Sol...
.
Meu barco de contida graça
Semeia carneirinhos,
Branca espuma,
No verde-mar.
.
Quantos marinheiros respiraram este ar?
Quantos pescadores lançaram as redes?
Quantos mares acolheram estas águas?
Mágoas?
Meu barco abranda
Estava proibido de atracar
Nas palavras que oincelam
As cores deste náufrago.
.
- O barco vai parar!
Grito ao arrais.
.
Estou finalmente a chegar
Ao fim destas palavras
Olho as amarras
Com que prendem o barco...
A maré continua vazia...
Há tanto lodo no cais!
.
.
Rogério Martins Simões

Também quero um papagaio destes...

Reparem na sensibilidade musical deste papagaio.

terça-feira, agosto 04, 2009

Alcácer-Quibir


Faz hoje 431 anos (foi em 4 de Agosto de 1.578), que na Batalha de Alcácer-Quibir, desapareceu em combate (MIA)1 El-Rei D. Sebastião, Rei de Portugal.
Diz a lenda que ele irá reaparecer numa manhã de nevoeiro. Talvez por este país ser pouco propício a isso, eu tive a sensação de o ter visto aqui há tempos em Londres...
Se era ele estava com boa aparência.
.
1(MIA) Na moderna terminologia militar este tipo de situações é designado pela abreviatura MIA, que quer dizer Missing In Action.

segunda-feira, agosto 03, 2009

Chuva

Chuva desta......até apetece.

domingo, agosto 02, 2009

Arquimedes


PRINCIPIO DE ARQUIMEDES
.
.
Todo corpo mergulhado num liquido sofre, por parte do liquido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do liquido deslocado pelo corpo.
.
.
REFORMULAÇÃO DESTE PRINCIPIO
.
.
Todo o corpo mergulhado num líquido (água do banho) sofre,........uma série de chamadas telefónicas.

sábado, agosto 01, 2009

Efemérides


Faz hoje, precisamente 511 anos (1 de Agosto de 1498) que Cristóvão Colombo, viu pela 1ª vez, terra firme do continente americano. Tinha acabado de descobrir a Venezuela.

sexta-feira, julho 31, 2009

Onda de assaltos....

...isto é que vai uma crise.....

quinta-feira, julho 30, 2009

Vida...



Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...
.
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
.
Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
.
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
.
O mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...
.
.
Fernando Pessoa

quarta-feira, julho 29, 2009

Zoo de Lisboa


Passe um excelente dia e, por favor, não perca o espectáculo dos golfinhos.
É algo de uma extrema beleza.

terça-feira, julho 28, 2009

domingo, julho 26, 2009

Jardim Zoológico de Lisboa


Um belo dia passado em familia...

sábado, julho 25, 2009

???



De chupeta e fralda não me dá muito jeito teclar...

sexta-feira, julho 24, 2009

Gripe A (Parte III)...e as anedotas continuam...

.
Gripe A: doentes serão vigiados em casa
.
.
Quando o vírus se alastrar e houver muitos doentes com H1N1, estes passarão a ser atendidos em serviços específicos para a gripe, que funcionarão nos centros de saúde. Os que não precisarem de internamento, mais de 90% estimam as autoridades, serão acompanhados em casa por telefone. O Ministério da Saúde estuda ainda a criação de equipas domiciliárias.
.
A maioria dos portugueses com gripe A vai ser vigiada em casa pelo telefone, pois não precisarão de ficar internados. Na fase mais alargada da circulação do vírus, prevista para o Outono, os doentes vão ser observados em serviços de atendimento à gripe (SAG), nos centros de saúde. Os que não precisarem de ser internados - mais de 90%, estimam as autoridades - serão tratados em casa. O Ministério vai ainda criar equipas domiciliárias para actuarem em situações ainda a definir.
.
Neste momento, as Administrações Regionais de Saúde estão a ultimar a actuação dos SAG, que funcionarão em alas próprias dos centros de saúde e segundo orientações nacionais. Em zonas mais populosas, poderá haver mesmo centros de saúde - ou extensões - destinados exclusivamente a atender doentes com gripe, de forma a evitar contactos entre infectados com H1N1 e outros doentes.
.
A sua localização só deverá ser divulgada numa fase posterior, para não criar confusão na população. Agora, sublinha o Ministério da Saúde, as pessoas deverão seguir as recomendações do momento: ligar para a Linha de Saúde 24 (808242424) que, em caso de suspeita, as encaminhará para os hospitais de referência.
.
A Direcção-Geral de Saúde explicou ao DN que o plano de contingência prevê que nos SAG seja feito o diagnóstico dos doentes e, nos casos em que seja necessário, é receitado o antiviral: Tamiflu. Como a maioria dos doentes se tratarão em casa, nos SAG have-rá centros de atendimento telefónico que acompanhará estes casos A sua missão será, essencialmente, assegurar a vigilância dos doentes relativamente aos quais se considere haver critérios para seguimento, após a ida à consulta e o diagnóstico.
.
O Ministério da Saúde adiantou ainda ao DN que está a ser estudada a criação de equipas domiciliárias, para apoiar doentes em casa. Contudo, recusou-se ainda a avançar pormenores sobre a sua localização e constituição e as situações em que irão actuar.
.
Actualmente, as pessoas com H1N1 são internadas nos hospitais de referência ou encaminhados para se tratarem em casa. O seu estado clínico é acompanhado regularmente por técnicos do hospital onde foram referenciados, de quem os doentes têm os contactos. Em casos pontuais, como o da creche de Benfica, onde havia cinco infectados, são os enfermeiros da Linha Saúde 24 a ligar para avaliar a recuperação.
.
Nesta fase da doença, e quando ainda se tenta conter a sua propagação, está a ser feito também tratamento de prevenção às pessoas que lidaram de perto com os infectados. Uma tarefa dos delegados de saúde, a quem compete ligar para os potenciais doentes, avaliar o seu estado de saúde e, se o desejarem, administrar-lhes o Tamiflu.
.
Os internados recebem uma nota de internamento como justificação das faltas ao trabalho. Se ficarem em casa, o médico do hospital faz seguir a indicação da baixa para o centro de saúde.
.
.
in DN 24-07-09

terça-feira, julho 21, 2009

Bad Luck


Estou com uma enorme vontade de deixar este mundo.
Estou farto desta puta desta vida.
Estou farto de tanto azar.

segunda-feira, julho 20, 2009

Foi há 40 anos!

(Um pequeno passo para o Homem e um grande salto para a Humanidade. Foi isto que disse o astronauta Neil Armstrong, depois de ter dado o primeiro passo na Lua).
.
.

.
Faz hoje precisamente 40 anos que o Homem (astronauta americano Neil Armstong) pisou o solo lunar pela 1ª vez.
.
Há 40 anos, neste mesmo dia e momento, estava eu a assistir a um espectáculo da Amália Rodrigues, no pavilhão do Clube Ferroviário de Nampula, em Moçambique.
.
Lembro-me, como se fosse hoje, de ver surgir em palco, de forma inopinada e muito gesticulante, o apresentador do espectáculo, que interrompeu a actuação da fadista, para anunciar ao publico presente, a ocorrência deste facto histórico para a Humanidade.

domingo, julho 19, 2009

Pescador



(O mar revolto das emoções deixou o pescador em terra.)
.
.
Eu pescador
.
Eu pescador que pesco por um instinto antigo
e procuro não sei se o peixe se o desconhecido
e lanço e recolho a linha e tantas vezes digo,
sem o saber, o nome proibido.
.
Eu de cana em punho escrevo o inesperado
e leio na corrente o poema de Heraclito
ou talvez o segredo irrevelado
que nunca em nenhum livro será escrito.
.
Eu pescador que tantas vezes faço
a mim mesmo a pergunta de Elsenore
quais águas que passam sei que passo
sem saber resposta. Eu pescador.
.
Ou pecador que junto ao mar me purifico
lançando e recolhendo a linha e olhando alerta
o infinito e o finito e tantas vezes fico
como o último homem na praia deserta.
.
Eu pescador de cana e de caneta
que busco o peixe o verso o número revelador
e tantas vezes sou o último no planeta
de pé a perguntar. Eu pescador.
.
Eu pecador que nunca me confesso
senão pescando o que se vê e não se vê
e mais que o peixe quero aquele verso
que me responda ao quando ao quem ao quê.
.
Eu pescador que trago em mim as tábuas
da lua e das marés e o último rumor
de um nome que alguém escreve sobre as águas
e nunca se repete. Eu pescador.
.
.
In "Senhora das Tempestades" de Manuel Alegre

sábado, julho 18, 2009

Exemplo do estado da justiça neste país.


Sintra: Guardava imagens de actos sexuais com algumas das oito vítimas
.
.
Procurador da Casa Pia liberta pedófilo apanhado em flagrante
.
O pedófilo estava em escuta telefónica no preciso momento em que, na quarta--feira à noite, ligou à mãe de uma criança a dizer que esta dormia lá em casa. Foi por isso que a PSP avançou na manhã seguinte e, na presença de duas magistradas, arrombou a porta do apartamento em Monte Abraão.
.
De cuecas, o ex-bancário foi apanhado na cama com o menino, de 12 anos. As procuradoras do Ministério Público viram tudo, mas, em contacto telefónico com o coordenador João Guerra, do DIAP de Lisboa, deixaram o violador de várias crianças em liberdade.
.
in CM 18-06-09
====================================================
Notas:
.
Este Procurador João Guerra, é o que pôs em liberdade todos os pedófilos do caso Casa Pia e que está na origem de que este vergonhoso e escandaloso processo se arraste à mais de 4 (quatro) anos pelos Tribunais deste país.
Este Procurador é também irmão de um recente arguido apanhado nas obscuras redes do caso Freeport, onde, como se sabe, existem fortes indicios de o 1º ministro deste país (José Socrates) se encontrar envolvido.
.
PS: ........e depois, ainda há quem ache que não se deve dizer mal desta justiça, deste governo, deste país....desta merda toda. Ainda há quem goste de viver na merda.

sexta-feira, julho 17, 2009

Gripe A (Parte II)


Afinal, os meus receios, ontem manifestados não tinham ponta de fundamento.
Está tudo previsto......Podemos dormir descansados......
O nosso exército tem a solução para o problema que ontem coloquei.
Podem ter, também, o prazer que eu tive quando descobri esta notícia.
Nela está a nossa salvação.....
.
.
===============================================
.
.
Gripe A: exército tem hospital campanha com capacidade para 50 doentes
.
O hospital de campanha do Exército está "preparado e tem capacidade tecnológica" para atender um máximo de "50 pacientes em sistema contínuo" no caso de um princípio de pandemia de gripe A H1N1, afirmou o tenente-coronel Hélder Perdigão.
.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do Exército, tenente-coronel Hélder Perdigão, referiu que o hospital de campanha daquele ramo das Forças Armadas, que participou hoje no primeiro exercício internacional de protecção civil, pode também funcionar como apoio na evacuação e mobilização de pessoas em casos de pandemias ou catástrofes naturais.
"Este hospital tem uma capacidade modelar, que muda conforme o contexto da situação mas numa primeira abordagem de apoio e de triagem e também com hospitais na retaguarda pode-se fazer [combate à gripe que teve origem no México] e há capacidade tecnológica para isso", explicou Hélder Perdigão, adiantando que a capacidade de resposta do hospital varia entre os 30 e os 50 doentes, estando a funcionar com todas as suas unidades.
.
Portugal faz desde segunda-feira parte dos países onde se verificaram casos de gripe A H1N1, contudo o ministério da Saúde já fez saber que actualmente não existem casos suspeitos e que as duas crianças internadas no Hospital D. Estefânia não apresentam qualquer critério que levante suspeitas do vírus.
.
"No exercício de hoje o hospital está montado com o máximo de valências possíveis, entre cirurgia, cuidados intensivos, traumatologia, radiologia ou estomatologia, para além de várias salas de espera, de consulta e de observação, e ocupa aproximadamente o espaço de um campo de futebol", acrescentou o militar.
.
O porta-voz do Exército disse ainda que no hospital de campanha durante o exercício internacional da protecção civil -- que conta com a participação da Espanha, da Grécia e da França e decorre também nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira - estão a trabalhar 120 militares daquele ramo, divididos entre médicos, enfermeiros e socorristas.
.
"Algum material técnico, como os contentores onde funcionam os blocos operatórios e que estão equipados com todas as valências necessárias, é exactamente idêntico aos que iremos [as tropas portuguesas] utilizar no hospital de campanha francês", que Portugal vai integrar nos próximos meses no aeroporto de Cabul, Afeganistão, notou o tenente-coronel Hélder Perdigão.
.
ATF/SMM
Lusa
.
.
in DN de 05/05/09

quinta-feira, julho 16, 2009

Gripe A (ou gripe suína) - H1N1







Este governo, que nós temos, continua a querer fazer dos portugueses 10 milhões de atrasados mentais.

Segundo declarações públicas da srª. Ministra da Saúde, existe a previsão de que cerca de 1/3 (um terço) da população portuguesa irá ser infectada com o virus H1N1. Ou seja, cerca de 3 milhões de portugueses irão contrair, nos 3 meses finais do ano, a gripe A.

Mas, segundo a mesma senhora, não existem motivos para alarme. Isto, porque apenas 8% dos infectados irão necessitar de internamento hospitalar.

Só 8%!!!

Pronto.....podemos ficar descansados.....

Será que podemos??? Eu, fiquei altamente preocupado.

Das duas uma:

- Ou a srª Ministra andou num curso da Novas Oportunidades e não sabe fazer contas, ou

- Sabe fazer contas e está a passar um atestado de menoridade mental a 10 milhões de portugueses.

Vejamos:

- Quantos são 8% de 3.000.000?

Se a minha calculadora mental (ainda tenho disso), não está errada, são 240.000.

Quer isto dizer que, segundo as previsões governamentais (e todos sabemos como são as previsões governamentais), 240.000 (duzentos e quarenta mil) portugueses irão necessitar de internamento hospitalar, no reduzido espaço de 3 meses.

Supondo que essa necessidade de internamento seria igual em cada um desses 3 meses (cenário mais favorável), haverá que internar 80.000 doentes/mês, em regime de isolamento, dado que o virus é altamente contagioso e se propaga com imensa facilidade.

Continuando a fazer contas, podemos concluir que, diariamente, terão de se hospitalizados (e repito, em regime de isolamento), qualquer coisa como 2.600 doentes.

Chegado a estes números, só resta fazer uma pergunta.

Onde é que este país tem estruturas hospitalares e de logistica (transporte de doentes) para cobrir estas necessidades?

Onde? Eu não conheço!

Mas, para complicar, ainda mais, as contas à srª ministra (que mauzinho que eu sou), há um outro factor importante a ter em consideração. É que o tempo de internamento médio por doente infectado com o virus da gripe A (esperemos que ele não sofra mutações para pior), é de uma semana, ou sejam 7 dias.

Daqui resulta que é preciso haver uma disponibilidade inicial de internamento hospitalar em regime de isolamento de (2.600x7) 18.200 camas.

Era bom que alguém ensinasse a srª ministra e o sr. 1º ministro a fazerem contas.

Uma coisa, porém, é certa. Mais uma vez, o povo deste país vai ser tratado abaixo de cão.

Pensador



Estou como ele...
Farto de pensar no que hei-de postar aqui, hoje, e não me ocorre ideia alguma.
O meu hamster deve ter ido de férias.....e não me disse nada.
Pode ser que ainda aqui volte.....vamos ver.

terça-feira, julho 14, 2009



O SOL
.
.
Passei hoje o dia ao SOL
Deu-me cá uma trabalheira
Que hei de arranjar maneira
De fazer dele meu Farol
.
Farol da rota de ser Feliz
Luz do Caminho da Amizade
Astro da plena Felicidade
Hoje foi tudo o que eu fiz!
.
Sabe bem de vez em quando
Aproveitar o SOL de Verão
E tudo de Bom desta Estação
.
Que põe no Céu o SOL brilhando
E a pele de nós todos bronzeando
Que o SOL não nasce em vão.
.
.
autor(a) desconhecido(a)

segunda-feira, julho 13, 2009

Roaz Corvineiro


Roaz Corvineiro (o nome que dei ao meu blogue) é também o nome que foi dado a um dos novos catamarans que fazem a travessia do Rio Sado, aqui em Setúbal.
Como não registei a marca, não posso exigir "direitos de autor"....


domingo, julho 12, 2009

Hoje, virei animal selvagem...


...uma Preguiça.
.
Mas, como há quem diga que a preguiça é a mãe de todas as virtudes...pode ser que me torne um virtuoso.

sábado, julho 11, 2009

Choco frito



Já estou a "afiar os dentes" para o meu belo jantarinho....
São servidos???
eheheheheheh.........eu depois digo se estava bom.
Bye bye.....até ao meu regresso.

sexta-feira, julho 10, 2009

Relógio



Acordo de noite subitamente.
E o meu relógio ocupa a noite toda.
Não sinto a Natureza lá fora,
O meu quarto é uma coisa escura com paredes vagamente brancas.
Lá fora há um sossego como se nada existisse.
Só o relógio prossegue o seu ruído.
E esta pequena coisa de engrenagens que está em cima da minha mesa
Abafa toda a existência da terra e do céu...
Quase que me perco a pensar o que isto significa,
Mas estaco, e sinto-me sorrir na noite com os cantos da boca,
Porque a única coisa que o meu relógio simboliza ou significa
É a curiosa sensação de encher a noite enorme
Com a sua pequenez...

Alberto Caeiro
Heterónimo de Fernando Pessoa

quinta-feira, julho 09, 2009

AMOR



O Tempo Seca o Amor
.
.
O tempo seca a beleza,
seca o amor, seca as palavras.
Deixa tudo solto, leve,
desunido para sempre
como as areias nas águas.
.
O tempo seca a saudade,
seca as lembranças e as lágrimas.
Deixa algum retrato, apenas,
vagando seco e vazio
como estas conchas das praias.
.
O tempo seca o desejo
e suas velhas batalhas.
Seca o frágil arabesco,
vestígio do musgo humano,
na densa turfa mortuária.
.
Esperarei pelo tempo
com suas conquistas áridas.
Esperarei que te seque,
não na terra, Amor-Perfeito,
num tempo depois das almas.
.
.
Cecília Meireles, in 'Retrato Natural'

ANIVERSÁRIO



Faz hoje 5 anos que deixei de fumar!
Parabéns a mim mesmo.......eheheheheheh.

Fonte dos Amores




A lamentável catástrofe de D. Inês de Castro
.
.
Da triste, bela Inês, inda os clamores
Andas, Eco chorosa, repetindo;
Inda aos piedosos Céus andas pedindo
Justiça contra os ímpios matadores;
.
Ouvem-se inda na Fonte dos Amores
De quando em quando as náiades carpindo;
E o Mondego, no caso reflectindo,
Rompe irado a barreira, alaga as flores:
.
Inda altos hinos o universo entoa
A Pedro, que da morte formosura
Convosco, Amores, ao sepulcro voa:
.
Milagre da beleza e da ternura!
Abre, desce, olha, geme, abraça e c'roa
A malfadada Inês na sepultura.
.
.
Bocage


quarta-feira, julho 08, 2009

Esperma artificial


Primeiro, inventaram o vibrador.
Agora, os espermatezoides artificiais (grande descoberta de cientista femininas) em Inglaterra. Tinham de ser femininas, né?
Perante isto, que faço eu aqui??? Governem-se sózinhas.....
Vou para África.....pode ser que ainda encontre algumas chimpazés que não saibam disto....
Bye bye, até ao meu regresso...

Nuvens


Devia morrer-se de outra maneira.
Transformarmo-nos em fumo, por exemplo.
Ou em nuvens.
Quando nos sentíssemos cansados, fartos do mesmo sol
a fingir de novo todas as manhãs, convocaríamos
os amigos mais íntimos com um cartão de convite
para o ritual do Grande Desfazer: "Fulano de tal comunica
a V. Exa. que vai transformar-se em nuvem hoje
às 9 horas. Traje de passeio".
E então, solenemente, com passos de reter tempo, fatos
escuros, olhos de lua de cerimônia, viríamos todos assistir
à despedida.
Apertos de mãos quentes. Ternura de calafrio.
"Adeus! Adeus!"
E, pouco a pouco, devagarinho, sem sofrimento,
numa lassidão de arrancar raízes...
(primeiro, os olhos... em seguida, os lábios... depois os cabelos... )
a carne, em vez de apodrecer, começaria a transfigurar-se
em fumo... tão leve... tão subtil... tão pòlen...
como aquela nuvem além (vêem?) — nesta tarde de outono
ainda tocada por um vento de lábios azuis...
.
.
José Gomes Ferreira

terça-feira, julho 07, 2009

Este Mundo está louco (parte II)



Hoje, cerca de dois milhões de pessoas juntaram-se numa cidade norte americana para assistir ao funeral e prestar a última homenagem a um mundialmente conhecido pedófilo.
Como é que é possivel ver tanta gente a chorar pela morte de um reconhecido pedófilo?
Mais uma vez, e perante factos destes, tenho sérias dúvidas se é o Mundo que está louco ou se sou eu...

Este Mundo está louco (parte I)



Como é possível que alguém, que em nada contribui, ou contribuiu, para o bem da humanidade, e que apenas por ser capaz de fazer umas habilidades com uma bola de futebol, ganhe a escandalosa verba de 30.000€ por dia. Isto não é engano. São mesmo 30.000€ por dia.
Começo a ter dúvidas, sérias dúvidas, se é o Mundo que está louco ou se sou eu...pois não me posso esquecer que mais de 80.000 pessoas encheram um Estádio apenas para assitir à consagração deste escândalo.
Mas o que é isto? Que Mundo é este?

Máscara



Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
.
.
Sophia de Melo Breyner