...isto é que vai uma crise.....
sexta-feira, julho 31, 2009
quinta-feira, julho 30, 2009
Vida...
Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...
.
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
.
Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
.
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
.
O mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...
.
.
Fernando Pessoa
quarta-feira, julho 29, 2009
Zoo de Lisboa
terça-feira, julho 28, 2009
domingo, julho 26, 2009
sábado, julho 25, 2009
sexta-feira, julho 24, 2009
Gripe A (Parte III)...e as anedotas continuam...
.
Gripe A: doentes serão vigiados em casa
.
.
Quando o vírus se alastrar e houver muitos doentes com H1N1, estes passarão a ser atendidos em serviços específicos para a gripe, que funcionarão nos centros de saúde. Os que não precisarem de internamento, mais de 90% estimam as autoridades, serão acompanhados em casa por telefone. O Ministério da Saúde estuda ainda a criação de equipas domiciliárias.
.
A maioria dos portugueses com gripe A vai ser vigiada em casa pelo telefone, pois não precisarão de ficar internados. Na fase mais alargada da circulação do vírus, prevista para o Outono, os doentes vão ser observados em serviços de atendimento à gripe (SAG), nos centros de saúde. Os que não precisarem de ser internados - mais de 90%, estimam as autoridades - serão tratados em casa. O Ministério vai ainda criar equipas domiciliárias para actuarem em situações ainda a definir.
.
A maioria dos portugueses com gripe A vai ser vigiada em casa pelo telefone, pois não precisarão de ficar internados. Na fase mais alargada da circulação do vírus, prevista para o Outono, os doentes vão ser observados em serviços de atendimento à gripe (SAG), nos centros de saúde. Os que não precisarem de ser internados - mais de 90%, estimam as autoridades - serão tratados em casa. O Ministério vai ainda criar equipas domiciliárias para actuarem em situações ainda a definir.
.
Neste momento, as Administrações Regionais de Saúde estão a ultimar a actuação dos SAG, que funcionarão em alas próprias dos centros de saúde e segundo orientações nacionais. Em zonas mais populosas, poderá haver mesmo centros de saúde - ou extensões - destinados exclusivamente a atender doentes com gripe, de forma a evitar contactos entre infectados com H1N1 e outros doentes.
.
.
A sua localização só deverá ser divulgada numa fase posterior, para não criar confusão na população. Agora, sublinha o Ministério da Saúde, as pessoas deverão seguir as recomendações do momento: ligar para a Linha de Saúde 24 (808242424) que, em caso de suspeita, as encaminhará para os hospitais de referência.
.
.
A Direcção-Geral de Saúde explicou ao DN que o plano de contingência prevê que nos SAG seja feito o diagnóstico dos doentes e, nos casos em que seja necessário, é receitado o antiviral: Tamiflu. Como a maioria dos doentes se tratarão em casa, nos SAG have-rá centros de atendimento telefónico que acompanhará estes casos A sua missão será, essencialmente, assegurar a vigilância dos doentes relativamente aos quais se considere haver critérios para seguimento, após a ida à consulta e o diagnóstico.
.
.
O Ministério da Saúde adiantou ainda ao DN que está a ser estudada a criação de equipas domiciliárias, para apoiar doentes em casa. Contudo, recusou-se ainda a avançar pormenores sobre a sua localização e constituição e as situações em que irão actuar.
.
.
Actualmente, as pessoas com H1N1 são internadas nos hospitais de referência ou encaminhados para se tratarem em casa. O seu estado clínico é acompanhado regularmente por técnicos do hospital onde foram referenciados, de quem os doentes têm os contactos. Em casos pontuais, como o da creche de Benfica, onde havia cinco infectados, são os enfermeiros da Linha Saúde 24 a ligar para avaliar a recuperação.
.
.
Nesta fase da doença, e quando ainda se tenta conter a sua propagação, está a ser feito também tratamento de prevenção às pessoas que lidaram de perto com os infectados. Uma tarefa dos delegados de saúde, a quem compete ligar para os potenciais doentes, avaliar o seu estado de saúde e, se o desejarem, administrar-lhes o Tamiflu.
.
.
Os internados recebem uma nota de internamento como justificação das faltas ao trabalho. Se ficarem em casa, o médico do hospital faz seguir a indicação da baixa para o centro de saúde.
.
.
in DN 24-07-09
terça-feira, julho 21, 2009
Bad Luck
segunda-feira, julho 20, 2009
Foi há 40 anos!
(Um pequeno passo para o Homem e um grande salto para a Humanidade. Foi isto que disse o astronauta Neil Armstrong, depois de ter dado o primeiro passo na Lua).
.
.
.
Faz hoje precisamente 40 anos que o Homem (astronauta americano Neil Armstong) pisou o solo lunar pela 1ª vez.
.
Há 40 anos, neste mesmo dia e momento, estava eu a assistir a um espectáculo da Amália Rodrigues, no pavilhão do Clube Ferroviário de Nampula, em Moçambique.
.
Lembro-me, como se fosse hoje, de ver surgir em palco, de forma inopinada e muito gesticulante, o apresentador do espectáculo, que interrompeu a actuação da fadista, para anunciar ao publico presente, a ocorrência deste facto histórico para a Humanidade.
domingo, julho 19, 2009
Pescador
(O mar revolto das emoções deixou o pescador em terra.)
.
.
Eu pescador
.
Eu pescador que pesco por um instinto antigo
e procuro não sei se o peixe se o desconhecido
e lanço e recolho a linha e tantas vezes digo,
sem o saber, o nome proibido.
.
Eu de cana em punho escrevo o inesperado
e leio na corrente o poema de Heraclito
ou talvez o segredo irrevelado
que nunca em nenhum livro será escrito.
.
Eu pescador que tantas vezes faço
a mim mesmo a pergunta de Elsenore
quais águas que passam sei que passo
sem saber resposta. Eu pescador.
.
Ou pecador que junto ao mar me purifico
lançando e recolhendo a linha e olhando alerta
o infinito e o finito e tantas vezes fico
como o último homem na praia deserta.
.
Eu pescador de cana e de caneta
que busco o peixe o verso o número revelador
e tantas vezes sou o último no planeta
de pé a perguntar. Eu pescador.
.
Eu pecador que nunca me confesso
senão pescando o que se vê e não se vê
e mais que o peixe quero aquele verso
que me responda ao quando ao quem ao quê.
.
Eu pescador que trago em mim as tábuas
da lua e das marés e o último rumor
de um nome que alguém escreve sobre as águas
e nunca se repete. Eu pescador.
.
.
In "Senhora das Tempestades" de Manuel Alegre
sábado, julho 18, 2009
Exemplo do estado da justiça neste país.
Sintra: Guardava imagens de actos sexuais com algumas das oito vítimas
.
.
Procurador da Casa Pia liberta pedófilo apanhado em flagrante
Procurador da Casa Pia liberta pedófilo apanhado em flagrante
.
O pedófilo estava em escuta telefónica no preciso momento em que, na quarta--feira à noite, ligou à mãe de uma criança a dizer que esta dormia lá em casa. Foi por isso que a PSP avançou na manhã seguinte e, na presença de duas magistradas, arrombou a porta do apartamento em Monte Abraão.
.
De cuecas, o ex-bancário foi apanhado na cama com o menino, de 12 anos. As procuradoras do Ministério Público viram tudo, mas, em contacto telefónico com o coordenador João Guerra, do DIAP de Lisboa, deixaram o violador de várias crianças em liberdade.
.
in CM 18-06-09
====================================================
Notas:
.
Este Procurador João Guerra, é o que pôs em liberdade todos os pedófilos do caso Casa Pia e que está na origem de que este vergonhoso e escandaloso processo se arraste à mais de 4 (quatro) anos pelos Tribunais deste país.
Este Procurador é também irmão de um recente arguido apanhado nas obscuras redes do caso Freeport, onde, como se sabe, existem fortes indicios de o 1º ministro deste país (José Socrates) se encontrar envolvido.
.
PS: ........e depois, ainda há quem ache que não se deve dizer mal desta justiça, deste governo, deste país....desta merda toda. Ainda há quem goste de viver na merda.
sexta-feira, julho 17, 2009
Gripe A (Parte II)
Afinal, os meus receios, ontem manifestados não tinham ponta de fundamento.
Está tudo previsto......Podemos dormir descansados......
O nosso exército tem a solução para o problema que ontem coloquei.
Podem ter, também, o prazer que eu tive quando descobri esta notícia.
Nela está a nossa salvação.....
.
.
===============================================
.
.
Gripe A: exército tem hospital campanha com capacidade para 50 doentes
.
Gripe A: exército tem hospital campanha com capacidade para 50 doentes
.
O hospital de campanha do Exército está "preparado e tem capacidade tecnológica" para atender um máximo de "50 pacientes em sistema contínuo" no caso de um princípio de pandemia de gripe A H1N1, afirmou o tenente-coronel Hélder Perdigão.
.
.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do Exército, tenente-coronel Hélder Perdigão, referiu que o hospital de campanha daquele ramo das Forças Armadas, que participou hoje no primeiro exercício internacional de protecção civil, pode também funcionar como apoio na evacuação e mobilização de pessoas em casos de pandemias ou catástrofes naturais.
"Este hospital tem uma capacidade modelar, que muda conforme o contexto da situação mas numa primeira abordagem de apoio e de triagem e também com hospitais na retaguarda pode-se fazer [combate à gripe que teve origem no México] e há capacidade tecnológica para isso", explicou Hélder Perdigão, adiantando que a capacidade de resposta do hospital varia entre os 30 e os 50 doentes, estando a funcionar com todas as suas unidades.
.
"Este hospital tem uma capacidade modelar, que muda conforme o contexto da situação mas numa primeira abordagem de apoio e de triagem e também com hospitais na retaguarda pode-se fazer [combate à gripe que teve origem no México] e há capacidade tecnológica para isso", explicou Hélder Perdigão, adiantando que a capacidade de resposta do hospital varia entre os 30 e os 50 doentes, estando a funcionar com todas as suas unidades.
.
Portugal faz desde segunda-feira parte dos países onde se verificaram casos de gripe A H1N1, contudo o ministério da Saúde já fez saber que actualmente não existem casos suspeitos e que as duas crianças internadas no Hospital D. Estefânia não apresentam qualquer critério que levante suspeitas do vírus.
.
.
"No exercício de hoje o hospital está montado com o máximo de valências possíveis, entre cirurgia, cuidados intensivos, traumatologia, radiologia ou estomatologia, para além de várias salas de espera, de consulta e de observação, e ocupa aproximadamente o espaço de um campo de futebol", acrescentou o militar.
.
.
O porta-voz do Exército disse ainda que no hospital de campanha durante o exercício internacional da protecção civil -- que conta com a participação da Espanha, da Grécia e da França e decorre também nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira - estão a trabalhar 120 militares daquele ramo, divididos entre médicos, enfermeiros e socorristas.
.
.
"Algum material técnico, como os contentores onde funcionam os blocos operatórios e que estão equipados com todas as valências necessárias, é exactamente idêntico aos que iremos [as tropas portuguesas] utilizar no hospital de campanha francês", que Portugal vai integrar nos próximos meses no aeroporto de Cabul, Afeganistão, notou o tenente-coronel Hélder Perdigão.
.
.
ATF/SMM
Lusa
Lusa
.
.
in DN de 05/05/09
quinta-feira, julho 16, 2009
Gripe A (ou gripe suína) - H1N1
Este governo, que nós temos, continua a querer fazer dos portugueses 10 milhões de atrasados mentais.
Segundo declarações públicas da srª. Ministra da Saúde, existe a previsão de que cerca de 1/3 (um terço) da população portuguesa irá ser infectada com o virus H1N1. Ou seja, cerca de 3 milhões de portugueses irão contrair, nos 3 meses finais do ano, a gripe A.
Mas, segundo a mesma senhora, não existem motivos para alarme. Isto, porque apenas 8% dos infectados irão necessitar de internamento hospitalar.
Só 8%!!!
Pronto.....podemos ficar descansados.....
Será que podemos??? Eu, fiquei altamente preocupado.
Das duas uma:
- Ou a srª Ministra andou num curso da Novas Oportunidades e não sabe fazer contas, ou
- Sabe fazer contas e está a passar um atestado de menoridade mental a 10 milhões de portugueses.
Vejamos:
- Quantos são 8% de 3.000.000?
Se a minha calculadora mental (ainda tenho disso), não está errada, são 240.000.
Quer isto dizer que, segundo as previsões governamentais (e todos sabemos como são as previsões governamentais), 240.000 (duzentos e quarenta mil) portugueses irão necessitar de internamento hospitalar, no reduzido espaço de 3 meses.
Supondo que essa necessidade de internamento seria igual em cada um desses 3 meses (cenário mais favorável), haverá que internar 80.000 doentes/mês, em regime de isolamento, dado que o virus é altamente contagioso e se propaga com imensa facilidade.
Continuando a fazer contas, podemos concluir que, diariamente, terão de se hospitalizados (e repito, em regime de isolamento), qualquer coisa como 2.600 doentes.
Chegado a estes números, só resta fazer uma pergunta.
Onde é que este país tem estruturas hospitalares e de logistica (transporte de doentes) para cobrir estas necessidades?
Onde? Eu não conheço!
Mas, para complicar, ainda mais, as contas à srª ministra (que mauzinho que eu sou), há um outro factor importante a ter em consideração. É que o tempo de internamento médio por doente infectado com o virus da gripe A (esperemos que ele não sofra mutações para pior), é de uma semana, ou sejam 7 dias.
Daqui resulta que é preciso haver uma disponibilidade inicial de internamento hospitalar em regime de isolamento de (2.600x7) 18.200 camas.
Era bom que alguém ensinasse a srª ministra e o sr. 1º ministro a fazerem contas.
Uma coisa, porém, é certa. Mais uma vez, o povo deste país vai ser tratado abaixo de cão.
Pensador
terça-feira, julho 14, 2009
O SOL
.
.
Passei hoje o dia ao SOL
Deu-me cá uma trabalheira
Que hei de arranjar maneira
De fazer dele meu Farol
.
Farol da rota de ser Feliz
Luz do Caminho da Amizade
Astro da plena Felicidade
Hoje foi tudo o que eu fiz!
.
Sabe bem de vez em quando
Aproveitar o SOL de Verão
E tudo de Bom desta Estação
.
Que põe no Céu o SOL brilhando
E a pele de nós todos bronzeando
Que o SOL não nasce em vão.
.
.
autor(a) desconhecido(a)
segunda-feira, julho 13, 2009
Roaz Corvineiro
domingo, julho 12, 2009
Hoje, virei animal selvagem...
sábado, julho 11, 2009
Choco frito
sexta-feira, julho 10, 2009
Relógio
Acordo de noite subitamente.
E o meu relógio ocupa a noite toda.
Não sinto a Natureza lá fora,
O meu quarto é uma coisa escura com paredes vagamente brancas.
Lá fora há um sossego como se nada existisse.
Só o relógio prossegue o seu ruído.
E esta pequena coisa de engrenagens que está em cima da minha mesa
Abafa toda a existência da terra e do céu...
Quase que me perco a pensar o que isto significa,
Mas estaco, e sinto-me sorrir na noite com os cantos da boca,
Porque a única coisa que o meu relógio simboliza ou significa
É a curiosa sensação de encher a noite enorme
Com a sua pequenez...
Alberto Caeiro
Heterónimo de Fernando Pessoa
quinta-feira, julho 09, 2009
AMOR
O Tempo Seca o Amor
.
.
O tempo seca a beleza,
seca o amor, seca as palavras.
Deixa tudo solto, leve,
desunido para sempre
como as areias nas águas.
.
O tempo seca a saudade,
seca as lembranças e as lágrimas.
Deixa algum retrato, apenas,
vagando seco e vazio
como estas conchas das praias.
.
O tempo seca o desejo
e suas velhas batalhas.
Seca o frágil arabesco,
vestígio do musgo humano,
na densa turfa mortuária.
.
Esperarei pelo tempo
com suas conquistas áridas.
Esperarei que te seque,
não na terra, Amor-Perfeito,
num tempo depois das almas.
.
.
Cecília Meireles, in 'Retrato Natural'
Fonte dos Amores
A lamentável catástrofe de D. Inês de Castro
.
.
Da triste, bela Inês, inda os clamores
Andas, Eco chorosa, repetindo;
Inda aos piedosos Céus andas pedindo
Justiça contra os ímpios matadores;
.
Ouvem-se inda na Fonte dos Amores
De quando em quando as náiades carpindo;
E o Mondego, no caso reflectindo,
Rompe irado a barreira, alaga as flores:
.
Inda altos hinos o universo entoa
A Pedro, que da morte formosura
Convosco, Amores, ao sepulcro voa:
.
Milagre da beleza e da ternura!
Abre, desce, olha, geme, abraça e c'roa
A malfadada Inês na sepultura.
.
.
Bocage
quarta-feira, julho 08, 2009
Esperma artificial
Primeiro, inventaram o vibrador.
Agora, os espermatezoides artificiais (grande descoberta de cientista femininas) em Inglaterra. Tinham de ser femininas, né?
Perante isto, que faço eu aqui??? Governem-se sózinhas.....
Vou para África.....pode ser que ainda encontre algumas chimpazés que não saibam disto....
Bye bye, até ao meu regresso...
Nuvens
Devia morrer-se de outra maneira.
Transformarmo-nos em fumo, por exemplo.
Ou em nuvens.
Quando nos sentíssemos cansados, fartos do mesmo sol
a fingir de novo todas as manhãs, convocaríamos
os amigos mais íntimos com um cartão de convite
para o ritual do Grande Desfazer: "Fulano de tal comunica
a V. Exa. que vai transformar-se em nuvem hoje
às 9 horas. Traje de passeio".
E então, solenemente, com passos de reter tempo, fatos
escuros, olhos de lua de cerimônia, viríamos todos assistir
à despedida.
Apertos de mãos quentes. Ternura de calafrio.
"Adeus! Adeus!"
E, pouco a pouco, devagarinho, sem sofrimento,
numa lassidão de arrancar raízes...
(primeiro, os olhos... em seguida, os lábios... depois os cabelos... )
a carne, em vez de apodrecer, começaria a transfigurar-se
em fumo... tão leve... tão subtil... tão pòlen...
como aquela nuvem além (vêem?) — nesta tarde de outono
ainda tocada por um vento de lábios azuis...
.
.
José Gomes Ferreira
terça-feira, julho 07, 2009
Este Mundo está louco (parte II)
Hoje, cerca de dois milhões de pessoas juntaram-se numa cidade norte americana para assistir ao funeral e prestar a última homenagem a um mundialmente conhecido pedófilo.
Como é que é possivel ver tanta gente a chorar pela morte de um reconhecido pedófilo?
Mais uma vez, e perante factos destes, tenho sérias dúvidas se é o Mundo que está louco ou se sou eu...
Este Mundo está louco (parte I)
Como é possível que alguém, que em nada contribui, ou contribuiu, para o bem da humanidade, e que apenas por ser capaz de fazer umas habilidades com uma bola de futebol, ganhe a escandalosa verba de 30.000€ por dia. Isto não é engano. São mesmo 30.000€ por dia.
Começo a ter dúvidas, sérias dúvidas, se é o Mundo que está louco ou se sou eu...pois não me posso esquecer que mais de 80.000 pessoas encheram um Estádio apenas para assitir à consagração deste escândalo.
Mas o que é isto? Que Mundo é este?
Máscara
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
.
Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.
.
.
Sophia de Melo Breyner
segunda-feira, julho 06, 2009
domingo, julho 05, 2009
sábado, julho 04, 2009
sexta-feira, julho 03, 2009
quinta-feira, julho 02, 2009
Temos tourada...
Não é pelo facto
De a internet, hoje, estar a trabalhar a vapor que eu vou perder o meu...
e partilhá-lo convosco.
quarta-feira, julho 01, 2009
Verão
Começou hoje o 1º mês, completo, de verão.
O Sol radiante e o calor aconchegante (se não ultrapassar os 35º) espera por nós.
As nossas belas auto-estradas esperam pelos acidentes e........pelas estatísticas.......menos acidentes......mais mortos........menos feridos.......
Estamos no bom caminho dizem as nossas respeitáveis e competentes autoridades. O número de acidentes têm vindo a diminuir nos últimos três anos.
E o número de mortos? O núúúúmero de mortos????? Mas isso interessa...????.....Francamente....é mesmo manifesta má-vontade contra o governo e as suas políticas de prevenção rodoviária.
Subscrever:
Mensagens (Atom)