domingo, abril 29, 2012
sábado, abril 28, 2012
quinta-feira, abril 26, 2012
Vamos para a cozinha...
BACALHAU ESPIRITUAL
ingredientes:
|
600g de bacalhau
60g de margarina 2 dentes de alho 2 cebolas médias 400g de cenouras 2 pãezinhos ensopados em 2,5 decilitros de leite quente 1 colher de sopa de queijo ralado ................ 90g de margarina 100g de farinha 1 litro de leite 3 ovos Sal pimenta noz-moscada |
preparação: |
Lasque o bacalhau depois de
demolhado e limpo de peles e espinhas.
Rale as cebolas com as cenouras e os alhos, tudo descascado. Num tacho, refogue o preparado de cebola com a margarina, mexendo sempre até alourar. Adicione o bacalhau, ligando bem e deixando apurar um pouco. Acrescente os pãezinhos até estar tudo bem misturado e retire do lume. Entretanto aqueça a restante margarina, junte a farinha, mexa bem e adicione o leite quente em fio, mexendo sempre. Quando começar a ferver retire do lume e junte as gemas, mexendo muito bem, para ligar. Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada. Junte metade do creme com o preparado do bacalhau com a cenoura. Bata as claras em castelo e incorpore no restante creme. Disponha o bacalhau num pirex untado e sobreponha o creme com as claras. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Sirva assim que retirar do forno. |
quarta-feira, abril 25, 2012
Já lá vão 38 anos...
Foi neste dia do ano de 1974, que os militares portugueses puseram fim a uma feroz ditadura fascista que governou Portugal durante longos 48 anos.
terça-feira, abril 24, 2012
Vampirismo
Vampiro
do Linhó: “Quero provar o teu sangue"
Adepto de rituais satânicos, Bruno Gaspar matou
dois companheiros de cela na enfermaria da cadeia do Linhó, em 2006. Hugo
Costa, a 15 de Junho desse ano, foi a primeira vítima – arrastado para a casa
de banho e estrangulado. Dezoito dias depois foi a vez de Carlos Silva,
assassinado da mesma forma. Bruno Gaspar bebeu o sangue de uma das vítimas a
seguir ao crime e por isso ficou conhecido por ‘Vampiro do Linhó’. Ontem
começou a ser julgado em Cascais, mas não quis falar ao colectivo de juízes.
Os crimes deram-se após discussões e com a ajuda
de dois cúmplices – cada qual para um dos crimes . Hugo Costa morreu quando
tinha 24 anos. Resistiu aos golpes com uma lâmina de barbear na zona do
pescoço, mas o ‘Vampiro’ respondeu: "Tu foste o escolhido, pelo que isto
tinha de acontecer. Vais morrer vais, mas da maneira que eu quiser". À
medida que o sangue da vítima escorria das feridas, Bruno Gaspar limpava com
uma toalha e encostava à boca. "Estou a provar o teu sangue..."
domingo, abril 22, 2012
sábado, abril 21, 2012
Efeméride.
Comemora-se hoje ou amanhã (depende do fuso horário), a descoberta do Brasil.
Foi em 22 de Abril de 1500, que a frota de Pedro Álvares Cabral chegou a terras de Vera Cruz (hoje Brasil). E já lá vão 512 anos.....
Hoje é feriado no Brasil. Dia de Tiradentes.
TIRADENTES: O
Primeiro Grande Mártir da Independência do Brasil
TIRADENTES ( Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792), é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José ( hoje Tiradentes) e São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.
Em 1789 o Brasil-Colônia começava a apresentar algum progresso material. A população crescia, os meios de comunicação eram mais fáceis a exportação de mercadorias para a metrópole aumentava cada vez mais. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.
Houve então em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, uma conspiração com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República. Uma das causas mais importantes do movimento de Vila Rica foi a independência dos Estados Unidos, que se libertara do domínio da Inglaterra em 1776, e também o entusiasmo dos filhos brasileiros que estudaram na Europa, de lá voltando com idéias de liberdade.
Ainda nessa ocasião não era boa a situação econômica da Capitania de Minas, pois as Minas já não produziam muito ouro e a cobrança dos impostos ( feita por Portugal) era cada vez mais alta.
O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.
A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.
Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador.
Tiradentes achava-se , nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.
Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.
sexta-feira, abril 20, 2012
Dia do Indio
Origem da data
Em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Diversas autoridades governamentais da América estiveram presentes. Porém os vários líderes indígenas do continente, apesar de convidados, não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.
Em 1940, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Diversas autoridades governamentais da América estiveram presentes. Porém os vários líderes indígenas do continente, apesar de convidados, não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.
No Brasil, comemoramos todos os anos,
no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data foi criada em 1943 pelo
presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
domingo, abril 15, 2012
terça-feira, abril 10, 2012
domingo, abril 08, 2012
sexta-feira, abril 06, 2012
quinta-feira, abril 05, 2012
Todas as cartas de amor...
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)
domingo, abril 01, 2012
Palavras para quê? É um artista português!!!
Encorajado e estimulado por umas tantas taças de "Evel" tinto, este "artista" (moi mémme) acedeu aos insistentes pedidos d'uma "vasta" assistência brasileira, e "cantou"...."Coimbra é uma lição".
Estranhamente, não fui atingido por qualquer OVNI (tomates, ovos, etc.etc...), o que só serve para provar a hospitalidade do povo brasileiro...
Subscrever:
Mensagens (Atom)